Fãs Harry Potter

19 março, 2006

A nossa teoria da descodificação da profecia

No 5º livro da Saga de Harry Potter, Harry descobre uma profecia feita pela professora de artes divinatória, Trelawney. A profecia diz o seguinte:

"Aquele que detém o poder para derrotar o Senhor das Trevas aproxima-se... nascido daqueles que três vezes o desafiaram, nascido quando o sétimo mês finda... e o Senhor das Trevas vai marcá-lo como seu igual, mas ele possuirá um poder que o Senhor das Trevas desconhece... e um terá de morrer às mãos do outro, pois nenhum pode viver enquanto o outro sobreviver... aquele que detém o poder para derrotar o Senhor das Trevas vai nascer quando o sétimo mês findar..."

Harry Potter e a Ordem de Fénix; Capítulo XXXVII - A Profecia Perdida, pág. 724(edição Editorial Presença)

J.K. Rowling disse no seu site que a sobrevivência de Harry não dependeu inteiramente, nem mesmo principalmente da sua cicatriz. Também disse que as profecias (pensem em Nostradamus!) estão geralmente abertas para diferentes interpretações. Isto é a sua força e a sua fraqueza. E nós concluimos que as diferentes interpretações podem ser devido ao facto de a profecia dizer que Voldemort desconhece um poder que o Harry tem, mas ele pode não o desconhecer teoricamente, mas sim na práctica.


A nossa descodificação da profecia é a seguinte:
Harry está prestes a nascer. Os seus pais, Lily e James Potter desafiaram Lord Voldemort 3 vezes. Harry nasceu no dia 31 de Julho. Lord Voldemort marca Harry com uma cicatriz, transferindo-lhe os seus poderes. Harry tem o dom do amor que Voldemort desconhece (no sentido de nunca ter amado e nunca ter sido amado, não no sentido de não saber que ele o tem). Ou Harry ou Voldemort deverão morrer pela mão do outro, pois nenhum deles pode viver enquanto o outro sobreviver (Porque Voldemort tem o dom do ódio da maldição, e ele e Harry são contrários anulando-se um ao outro).

A partir daqui, ficam muitas questões no ar. Sabemos que o que salvou Harry foi o amor da sua mãe ao ser capaz de morrer por ele, mas que isso agora, segundo Voldemort, não valerá de nada a Harry pois ele tem o seu sangue. Mas, se concluímos na profecia que Voldemort sabe teoricamente o que é o amor mas não o sabe "usar", será que isso lhe vale de assim tanto? E o que dizer sobre os motivos da morte de Sirius e de Dumbledore? J.K. Rowling afirmou haver uma razão muito forte para a morte de Sirius numa entrevista que podes encontrar nos arquivos de Dezembro de 2005 deste blog. E Dumbledore e a maneira estranha como morreu? Terá tudo isto alguma coisa haver com o amor de que se fala na profecia?

Partilha connosco a tua opinião e as tuas teorias!

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Isso ta mesmo Fixe!!!

10:25  
Anonymous Anónimo said...

sim senhor... Gostei da vossa teoria, mas há algumas coisas de que discordo. Possívelmente ainda será mais imprevisível, quem sabe!

12:14  
Anonymous Anónimo said...

desculpem dizer, mas estas teorias, são super comuns, em qualquer site do harry potter no principio, se dizia isso, mas agora, mts teorias, e bastante interessantes apareceram, esta, é a mais normal, que toda a gente sabe.... há teorias bastante interessantes, como o facto de snape ser inocente, ao qual eu concordo com a inucencia dele, teorias em que foi dumbledor que ordenou snape a mata-lo... coisas bastante interessantes que fazem todo o sentido, afinal, no final quando o snape aparece na porta e mata o dumbledor ele diz "severus por favor", para mim, ele nao estava a suplicar a vida, porque, pensei, o dumbledor NUNCA suplicaria a vida, principalmente a um feiticeiro, com menos poderes que ele, dumbledor tava a dizer "por favor" mas era para ele ter coragem para o matar... agora essas, são muito logicas.
mas o site, tã fixe, mesmo as entrevistas, e essas coisa... fui

20:20  
Blogger Lilac said...

Bem. Passei pelo vosso site e reparei k ta mm mt fx. Ha uns tempos ouve uns boatos sobre a professia a dizer k nakela parte k dizia "...nenhum deles pode viver enquanto o outro sobreviver...". Diziam k se referia a harry e neville, por causa de a profecia poder "servir" para os dois, mas eu não concordo pk n tem nd a ver. Houve alguem k komentou aianonimo sobre o snape ser inocente. Eu concordo, pk se reprarem uns tempos antes de o dumbledore morrer, o hagrid ouviu o snape e o dumbledore a falar na floresta com o snape a dizer k n podia fazer kkl koisa. Acho k era assim. E dpx ele imobilizou o Harry knd chegaram a torre, para ele n impedir o snape do matar. É a minha opinião.

14:11  
Anonymous Anónimo said...

não sei isso do Snape ser inocente é um bocado esquisito.
Porque vendo bem foi ele que disse ao Voldemort a profecia e de certeza que não estava sobe a maldição imperius.
E nao se esqueçam que ele fez um juramento inquebrável com a mãe do Malfoy(porque era o Malfoy que tinha a tarefa de matar Dumbledor) dizendo que se Malfoy falhasse ele matava-o e se o quebrasse morria.
Mas também concordo com a parte de ele suplicar a vida, mas ele se calhar tava demasiado para lutar, e paralisou o Harry só para ele não o ver morrer.
Acho que vamos de ter mais pistas da parte da autora para percebermos melhor a profecia.

16:13  
Anonymous Anónimo said...

desculpem...mas isso do snape ser inocente esta muito retorcido... existem provas em com severus snape e um devorador da morte e outras em k ele e espiao... para mim esta sera talvez a coisa mais dificil de prever pois dumbledore dix k snape foi nosso espiao c grande risco pessoal... existem outras em k o Karkarof dix k snape se mantem fiel a sonhor das trevas... por tanto creio k esta e uma teoria k nao podera ser desvendada para ja...apesar de cada um ter a sua teoria...axim como eu tenho se voxes kixerem nas xaber adicionem m simaopsuper@hotmail.com

P.S
creio k o snape matou dumbledore sob a influencia da mandicao imperius e voltando a si fugiu pois ja era tarde demais...

16:50  
Anonymous Anónimo said...

eu creio ke a profecia nao nos leva a nada... pois creio k e um despiste da autora

16:52  
Anonymous Anónimo said...

tá bem, sim...

19:56  
Anonymous Anónimo said...

Eu francamente não sei que final é que a Mrs. Rowling vai dar ao seu herói mas definitivamente há uma enorme pressão sobre o último livro! O mundo inteiro lerá o final! Que impressionante! Mas eu tenho a sensação de que o Harry se sacrificará por todos! Quem sabe ele é mesmo uma das restantes horcruxes! Bem, livro 7 vem logo!

08:19  
Anonymous Anónimo said...

NENHUM PODE VIVER ENQUANTO O OUTRO SOBREVIVER.
para mim isto significa que um se morrer o outro consegue sobreviver.
se harry matar voldemort, sobrevive, mas se voldemort sobreviver, harry morre.

11:59  
Anonymous Anónimo said...

Bem, não tenho teoria concreta, mas, se pensar-mos bem, Wormtail (Peter Petigrew, que todos julgavam morto e que afinal era o rato de estimação de Ron) terá alguma coisa a ver com isto. Se querem saber do que eu estou a falar mais concretamente, vão ao livro "Harry potter e o Prisioneiro de Azkaban", capítulo XXII, página 335, 3º Parágrafo. Para quem não leu nem terá a oportunidade de ler, está esquecido ou assim, aqui vai um pequeno resumo: Harry impede Sirius e Lupin de matarem Peter, mas este depois foge. Ao fazer isto e, mais tarde, ao falar com Dumbledore, descobre que Peter passou a dever-lhe a vida... quase como aconteceu com Snape no 1º Livro... teve de salvar Harry por, na escola, James Potter o ter salvo de morrer no salgueiro Zurzidor. Não é uma teoria concreta, mas é uma possibilidade. Se querem ter mais certezas sobre isto, só mesmo lendo o livro com os dados que dei em cima.
Ah!, e quero também dar os parabens, este site (é mais um Blog, mas pronto...) tá um espectáculo. Concordo com a ideia de Fazer um site em português porque, como disseram, é tudo inglês ou brasileiro, e de brasileiro eu não percebo patavina... Bem, sem mais nada a dizer e para não massar...
FUIIIIIII...

17:49  
Anonymous Anónimo said...

Adorei a vossa teoria........
E até concordo!!!! está muito fixe e vosso site o máximo!!!!

14:10  
Anonymous Anónimo said...

as teorias são interessantes, (não me levem a mal)a muitas coisas que vos estão a falhar por exemplo: sirius morreu por um simples motivo, mostrar que mesmo Harry tendo passado por coisas terriveis ele ainada conseguiu amar alguem como a Ginny e que mesmo depois de Dumbledore morrer ele ainda conseguiu amar o sufeciente e o inamaginavel de m,aneira que acabou com a Ginny por amor. mas de resto as teorias tão fixes e gostava de trocar correspondencia convosco, porque há muita gente que se diz fanatica e a unica coisa que sabe é o que viu nos filmes, vocês sim são verdadeiras fanaticas

13:40  
Anonymous Anónimo said...

Nunca tinha pensado em o Snape tar inocente... mas acho que as vossas teorias têm sentido! Talvez seja mesmo assim, talvez nao... temos de esperar pelo livro para saber! Eu estou muito ansiosa para saber como vai acabar! Este blog é muito fixe, continuem!

09:58  
Anonymous Anónimo said...

eu n axo k o snape e inocente.eu axo k el ta a fazer duplo jogo.el ker fikar kom o lugar de voldemort e tb keria fikar sob a protecçao do dumbledore. e eu axo k o matou pk n teve eskolha pk se n o fizesse certamente o voldemort o ia matar.pk e k o snape impediu k o senhor das trevas enkontrasse a pedra filosofal?eu axo k se deixava k o enkontrasse o voldemort tornaria-se outra vez forte e el fikava outra vez sob o serviço do voldemort e el n podia fikar em lugar de voldemort. e por extax razoes e por outras k eu axo k o snape n e inocente.mas agora tnh uma pregunta kem sera o r.a.b?exte e o meu mail oana_beyby@hotmail.com pf. adicione pk. goxtaria de trokar ideas sobre harry potter!!!

14:40  
Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read http://www.free-craps-online.info/High-noon-slots.html Bio pond filters van ness water gardens Brown lacquer chair Zocor erection http://www.cheap-airfares-5.info/airline-flight-schedule-cheap-first-class-airfares-hakodate.html free free free stop smoking information digital camera olympus discounted nikon digital camera Sbs yahoo dsl Olympus 7mp 3x zoom all-weather digital camera cargo cropped pants Concealed radar detectors Kitchen counter table bulk email marketing gps laptop compass software erotic amateur literature audi tt interior vicodin love pink pants Unity digital cameras and photography

07:40  
Anonymous Anónimo said...

buy ativan ativan withdrawal alcohol - ativan and alcohol effects

03:23  
Anonymous Anónimo said...

http://technologiesuae.com/#5193 xanax questions - xanax dosage compared to klonopin

01:18  

Enviar um comentário

<< Home