Fãs Harry Potter

21 dezembro, 2005

4 de Março de 2004 – Transcrição da entrevista a J.K. Rowling

Descobrimos no site Veritaserum esta entrevista feita à autora dos livros, J.K.Rowling que decidimos traduzir e publicar aqui no Fans Harry Potter. Aqui está ela. Se tiverem alguma dúvida, vão a http://www.veritaserum.com/ ou escrevem-nos para 2h1r@sapo.pt.

1.Quais são os nomes do meio de Hermione, Ron e Ginny?
Da Ginny é Molly, claro. Da Hermione é Jane. Do Ron , pobre rapaz, é Bilius.

2.Qual a equipa a que pertencem Remus Lupin, Sirius Black, James Potter e Moody? Todos me dizem que eles estiveram em Gryffindor mas não acreditarei até ouvir de Mrs. Rowling.
Esta é a própria J.K. dizendo que eles eram de facto de Gryffindor.

3.Se tivesse a hipótese de fazer uma Poção Polisuco, em quem se transformaria, porquê e o que faria no seu tempo limite?
Gostava de ser Tony Blair por uma hora. Convocaria uma conferência de imprensa e anunciava as políticas que ia implementar.

4.Então… o Harry vai receber um segundo beijo nos seus últimos dois anos em Hogwarts?
Ele poderá receber outro beijo (ou dois) mas não vos vou dizer de quem receberá.

5.O Harry e a Hermione ficarão juntos?
(lol) Não vou dizer… Mas acho que já tiveram muitas pistas até agora, não acham?

6.O que quer dizer o J em Remus J. Lupin?
John. Aborrecido mas verdadeiro.

7.O que aconteceu à motocicleta de Sirius?
Ah, boa pergunta. Vão saber, mas os exploradores mais atentos talvez consigam descobrir.

8.E Wormtail? Há esperança de uma rendição?
Há sempre esperança, claro. Irão descobrir mais sobre o nosso amigo ratazana no sexto livro.

9.O que aconteceu aos avós de Harry? Iremos alguma vez ouvir falar deles?
Eles estão mortos e não são particularmente importantes para a história, mas irão descobrir um pouco mais.

10.Irá o espelho de duas faces que Sirius deu a Harry aparecer mais alguma vez?
Oh, boa pergunta. Aqui está a resposta…

11.Como se sente quando vê as crianças lerem os seus livros?
Sinto-me incrivelmente orgulhosa. Ás vezes apetece-me tapar-lhes os olhos e dizer: “Adivinha quem!”, mas consigo conter-me.

12.Iremos ouvir algo sobre o irmão de Sirius, Regulus?
Bem, ele está morto por isso anda muito calado nos dias que correm.

13.Se alguma vez voltarmos a ver Sirius, em que forma estará ele?
Eu não posso responder a essa pergunta por medo de me incriminar.

14.Wormtail usou a varinha de Voldemort para matar Cedric? É por isso que Cedric sai da varinha de Voldemort, mesmo não tendo sido ele a matá-lo?
Correcto!

15.Harry contará a profecia a Neville?
O Harry contar-lhe-á a profecia quando estiver pronto. Ele precisa de tempo para digerir a informação primeiro.

16. Qual será o título do sétimo livro?
Será “Harry Potter e …” qualquer coisa.

17.Como é que Dobby consegue desmaterializar-sr dentro de Hogwarts quando mais ninguém consegue?
Ele é um elfo – doméstico, eles têm poderes que os feiticeiros não têm (e vice-versa).

18.O Harry vai apaixonar-se por alguma rapariga no livro 6, ou estará demasiado ocupado para o romance?
Ele estará ocupado, mas o que é a vida sem um pouco de romance?

19.Olhando para os pensamentos e consciência de Harry, como mudaram desde o 1º ao 6º livro?
Bem, ele tem passado por muito desde o 1º livro e no 5º livro ele cedeu um bocadinho. No 6º livro o mundo da feitiçaria está de facto em guerra outra vez e ele tem de controlar os seus próprios sentimentos para ser útil.

20.Irá escrever livros sobre Harry Potter depois da escola?
Provavelmente não, mas “nunca digas nunca”, porque sempre que o digo imediatamente quebro a promessa!

21.Irá alguma vez publicar os seus apontamentos sobre a série? Estou muito interessado em ler 150 páginas sobre dementors.
(lol) Quem disse que eu tinha 150 páginas sobre dementors??? Não tenho! Não acho que alguma vez irei publicar os meus apontamentos. Demasiadas revelações!

22.Gostaria de ver os mesmo actores principais nos próximos filmes?
Sim. Eu gosto muito dos três.

23.Se Hagrid existisse e a fosse visitar, o que cozinharia para o jantar?
Algo como um enorme bife, acho eu. Eu sou muito boa em pudins Yorkshire, por isso duas dúzias deles também.

24.Acha que um filme com a mesma duração que os dois primeiros seria justo para um livro tão longo como o Cálice de Fogo?
Acho que terão de simplificar o enredo de alguma maneira. Steve Kloves, o escritor do guião, é muito bom e se alguém consegue captar a essência de um livro é ele.

25.Inspirou-se no “Charlie e a Fábrica de Chocolate” para criar as penas de açúcar? Acho que existem lápis de açúcar nesse livro.
Oh, querido, não sei se o fiz ou não. Pelo menos não conscientemente. Mas não é uma ideia assim tão difícil de se ter, todos detestamos o sabor das canetas e dos lápis (ou eu detesto), por isso parece lógico fazê-los saber bem. Em Hogwarts, usam penas!

26.Existe mais alguma ideia para livros como “Quidditch Através dos Tempos” ou “Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los”?
Possivelmente. Se o fizer, será para a caridade como fiz com esses dois.

27.Harry está relacionado com Godric Gryffindor?
As pessoas estão sempre a pensar com quem é que Harry estará relacionado. Se calhar está.

28. O mundo muggle e o mundo mágico voltarão algum dia a juntar-se?
Não, a divisão foi definitiva. Mas verão no 6º livro que os muggles começam a notar cada vez mais acontecimentos estranhos desde o regresso de Voldemort.

29.Iremos alguma vez conhecer os Grangers? Hermione é filha única?
Sempre palneei que Hermione teria uma irmã mais nova mas ela nunca apareceu e por alguma razão sinto que agora será tarde demais.

30.É verdade que o Harry terá mais um ferimento permanente no 6º livro?
Vi esse rumor na Internet e não tenho a certeza de onde surgiu. Não quero mesmo desenvolver o que é que acontecerá ao Harry no livro 6, mas definitivamente nunca disse que ele teria “mais um ferimento permanente”.

31.Voldemort nasceu mau?
Eu acredito que ninguém tenha nascido mau. Irão descobrir mais sobre as circunstâncias do seu nascimento.

32.Qual a extensão dos poderes mágicos de Hagrid?
Não muita! Ele consegue fazer magia num padrão muito básico e, ocasionalmente surpreende todos (ele próprio incluído) com mais alguma proeza. Claro que o facto da sua varinha estar partida e transformada num guarda-chuva atrapalha.

33.Eu adoro a Tonks, ela é a minha personagem nova favorita. Ela irá ter um maior papel em futuros livros e/ou na vida de Harry?
Tonks está rondando a história. Eu também gosto muito dela.

34.Se tivesse um emprego no Mundo da Magia, o que acha que faria?
Eu não me consigo imaginar a fazer mais nada senão a escrever, por isso suponho que escreveria livros de feitiços.

35.Voldemort irá ter mais “tempo de antena” nos próximos livros?
Irão vê-lo outra vez, mas como a maioria dos horríveis ditadores, ele prefere um seu ansião para fazer o seu trabalho sujo.

36.Iremos ver a Murta Queixosa novamente?
Oh, sim! Eu adoro a Murta, eu não a podia calar durante muito tempo.

37.Como é que o Harry recuperou o Mapa do Salteador quando Mr. Crouch lho tirou?
Muitas pessoas perguntaram-me isso, eu sei que o deveria ter mostrado a esgueirar-se até ao escritório vazio de Moody e a recuperá-lo, mas presumi que era o que todos pensariam que ele ia fazer. Desculpem!

38.Se Harry Potter fosse uma rapariga, acha que as suas aventuras seriam diferentes?
Sim, acho que seriam diferentes. Desde o princípio que imaginei o Harry como um rapaz, por isso nunca pensei numa “Harriet Potter”, mas tenho a certeza que muita coisa nos livros mudaria, a começar por Ron que teria de ser uma Ronalda.

39.Qual o nome do meio de Trelawney (aquele com um P)?
Patrícia.

40.O Neville terá um maior papel?
Acho que ele já tem um grande papel. Neville mudou muito à medida que foi ficando mais velho e mais confiante. O 5º livro foi realmente uma viragem para Neville.

41.Não quero estragar o fim mas iremos descobrir mais sobre o significado da forma da cicatriz do Harry em livros futuros?
A forma não é o mais importante naquela cicatriz e isto é tudo o que vou dizer!

42.Irá o pobre Harry ficar fechado na casa dos Dursleys todo o Verão?
Não, o Verão todo não. De facto ele tem a menor estadia em Privet Drive até agora.

43.O Percy estava a agir inteiramente por si próprio no que diz respeito à Ordem de Fénix?
Receio que sim.

44.Iremos ver mais Narcisa Malfoy agora que Lucius está completamente incapacitado?
Sim.

45.Notei na árvore genealógica da família Black que todos têm nomes de constelações. É intencional? Este facto tem alguma importância no enredo?
É só mais uma daquelas tradições de família, no entanto Narcisa quebra a tendência. Sempre pensei nela como Narcisa por isso decidi não mudar o nome dela para ficar de acordo com os outros. Tem havido muita especulação de que ela estará de algum modo ligada a Lily e Petúnia, por causa de serem nomes de flores, mas posso acabar esse rumor aqui: elas não estão relacionadas.

46.Quando alguém se transforma num Animagus, pode escolher em que animal se transforma? Ou há um animal destinado a cada pessoa?
Não, não pode escolher. Transforma-se no animal que se encaixa em si. Imagina a humilhação quando finalmente, depois de anos de estudo, te consegues transformar e descobres que o teu animal é um javali.

47.Mesmo no princípio, quando Voldemort tenta matar o Harry, como é que ambos sobrevivem?
Essa é a pergunta crucial e central e se te respondesse, não faria qualquer sentido escrever o 6º e 7º livros… Por isso, não responderei!

48.Como se sentiu quando o seu primeiro livro de Harry Potter foi publicado?
Extraordinariamente feliz!

49.O que é que Dudley vê quando se confronta com os Dementors no 5º livro?
Ah, boa pergunta. Irás descobrir!

50.Tem planos futuros para Draco Malfoy?
Tenho planos para todas as minhas personagens. Aliás, este é um bom lugar para responder à pergunta sobre Draco e Hermione, que um certo Mr. Radcliffe está desesperado para ter resposta. Eles acabarão por ficar juntos no 6º ou 7º livro? NÃO! O problema é, claro, que as raparigas gostam de Tom Felton, mas o Draco NÃO é o Tom Felton! (A minha filha gosta muito do Tom Felton porque ele ensinou-a a usar um diablo).

51.De qual dos seus livros a sua filha gosta mais?
Seria entre o Cálice de Fogo e a Ordem de Fénix. Ela gosta de ACÇÃO!

52.Como é que os pais muggles são convencidos a deixarem os seus filhos irem para Hogwarts, um lugar estranho de que nunca antes ouviram falar, não iriam pensar que era apenas uma brincadeira?
No caso dos pais muggles, são mandadas cartas especiais para lhes explicar tudo. Mas não se esqueçam que eles já terão notado algo de estranho no seu filho nos dez anos anteriores, por isso não lhes será completamente estranho.

53.Já reparou que Harry e companhia se sentam nas vassouras ao contrário? Assim não haverá equilíbrio.
Lol Claramente não leste “Quidditch Através dos Tempos”, ou saberias que eles lhes lançam um feitiço. Mas enfim, é para a caridade.

54.O que aconteceu durante o Verão entre Hermione e Viktor Krum?
O Ron também gostaria de saber.

55.Se um muggle olhar apara Hogwarts, o que verá?
Não irá ver mais do que um castelo em ruínas com um grande sinal a dizer: “Mantenha-se afastado, edifício perigoso”.

56.Tirando a capacidade de escrever que já demonstrou ter, que outro poder mágico escolheria ter?
Eu gostaria de voar. E, às vezes, desligar as vozes de outras pessoas.

57.Na vida real, acredita em profecias?
Não. E até no mundo dos feiticeiros, como McGonagall explica no Prisioneiro de Azkaban, os verdadeiros videntes são muito raros.

58.Voldemort morre no último livro?
Achas mesmo que te responderia a essa?!

59.Pode dizer-nos que forma terá o Patronus e o Sem Forma de Snape? Estou muito curioso.
Bem, não posso dizer.

60.Veremos Krum outra vez brevemente?
Irão ver o Krum novamente mas não brevemente.

61.Quem são as duas “raparigas Gryffindor desconhecidas” no ano de Harry?
Oh, entendi perfeitamente o que queres dizer. Não tenho os meus apontamentos à mão e não me consigo lembrar! É terrível!

62.Como consegue inventar todos esses feitiços?
Às vezes uso elementos de feitiços “reais” que pessoas acreditam funcionar, mas a maioria das vezes invento.

63.Planeia que Ginny tenha um papel como personagem principal nos próximos dois livros?
Bem, agora que a Ginny deixou de estar muda na presença do Harry penso que se consegue ver que ela tem uma personalidade forte (e sempre teve, lembram-se de o Ron dizer que ela nunca se calava, na “Câmara dos Segredos”?).

64.Consultaram-na quando escolheram as personagens para os filmes?
Sim. Chris Columbus, que foi o director do 1º filme, perguntou-me se tinha alguém em mente que seria bom para algum dos papéis e eu disse “RobbieColtraneparaHagrid” de uma só vez.

65.Qual a sua criatura mágica favorita?
A Fénix, defenitivamente.

66.Gostava de ser escritora. Alguma dica?
Lê o quanto puderes. Continua a escrever e a depois deitar fora até que um dia consigas algo diferente. Nunca desistas.

67.Como inventou o Quidditch?
Sentei-me numa sala de hotel depois de uma discussão com o meu ex-namorado e inventei-o. Olhando para trás, consigo perceber porque gostei da ideia das bludgers.

68.Hagrid afirmou ser alérgico a gatos no “Prisioneiro de Azkaban”. Porque é que ele nunca espirra quando Crookshanks está por perto?
Ele nunca está muito com o Crookshanks. Eu sou alérgica a gatos e consigo estar na mesma sala com um sem espirrar. Mas, claro, Crookshanks não é totalmente gato. Lê: “Criaturas Fantásticas…”

69.Que diferença têm Charlie e Bill Weasley de idade?
Oh querida, matemática. Deixa-me pensar. O Bill é dois anos mais velho que Charlie, que é dois anos mais velho que Percy.

70.Se pudesse passar um dia com uma das suas personagens, quem seria e o que fariam?
Acho que gostaria de passar um dia com o Harry. Levá-lo-ia a jantar ou almoçar fora e pedia desculpa por tudo o que o fiz passar.

71.O que fez com que Sirius decidisse mandar Snape ao Salgueiro Surzidor?
Porque Sirius não suportava Snape (e o sentimento era mútuo).

72.Já pensou em escrever livros infantis de ficção científica, ou irá mover-se para um género completamente diferente?
Acho que não seria muito boa em ficção científica, temos de saber ciência! Provavelmente um género completamente diferente.

73.Antes de Hogwarts, para que escola vão as crianças feiticeiras?
Podem ir para uma escola muggle ou podem ser educados em casa. Os Weasley foram ensinados por Mrs. Weasley.

74.Já alguma vez teve um sonho que a ajudasse a escrever os livros?
Não, e quem me dera ter tido! Mas tive uma vez um sonho incrível sobre Nicholas Flamel.

75.12 é o número máximo de corujas que se pode ter?
Sim, acho que sim.

76.Qual será o emprego de Ron quando ele sair da escola?
Bem, assumindo que ele vive para acabar a escola… Não vou dizer

77.Acha que os filmes reflectem bem os livros?
Eu acho que são muito fiéis aos livros. Hogwarts está tal e qual eu imaginei.

78.Que tipo de livros lia quando era mais nova?
Qualquer coisa, desde livros para adultos aos mais infantis.

79.De onde desencantou a palavra muggle?
Eu estava à procura de uma palavra que sugerisse tolice e habilidade de amar. A palavra “mug” passou-me pela cabeça e depois suavizei-a.

80.Remus Lupin é sangue puro?
Meio-sangue.

81.O Ron vai conseguir entrar na equipa de Quidditch de Gryffindor?
Bem, ele já lá está! A questão é: seja quem for o novo capitão, será que ele o deixa ficar!

82.O que aconteceu a Wormtail?
Descobrirão no livro 6.

83.Porque chamou a escola Hogwarts?
Eu tentei uma variedade de versões do nome e depois esta palavra flutuou na minha cabeça e eu soube que era a certa.

84.A cor dos olhos de Harry torna-se importante em livros futuros como se tem falado?
Sem comentários.

85.Se fosse Harry Potter por um dia, o que é que faria?
Eu, pessoalmente, se fosse o Harry Potter eu acho que me esconderia nalgum sítio, mas isso é porque eu sei o que está para vir!

86.O Draco é filho único?
Sim. Não queria mais Dracos, pois não?

87.De que forma concebeu Harry Potter como uma história com objectivo exclusivamente moral?
Não concebi a história de modo a ser uma história moral, a moral retira-se naturalmente, uma pequena mas importante diferença.

88.Porque escolheu fazer livros sobre feiticeiros?
A ideia escolheu-me a mim… passou-me pela cabeça e soube que o tinha de escrever.

89.Em que posição gostaria de jogar se jogasse Quidditch?
Quem não gostaria de ser Seeker? Mas eu acho que seria um desastre a Quidditch, não sou muito desportista, não sou grande coisa com pesos e, para além disso sou desajeitada. Neville estaria ao meu nível.

90.Porque é que Dumbledore confia especialmente em Snape?
Outra pergunta excelente mas que não posso responder. Posso apenas dizer que Snape contou a Dumbledore a sua história e este acreditou.

91.Se pudesse ser alguma personagem em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, qual seria?
Hermione. Definitivamente não seria Pansy Parkinson.

92.Está a planear alguma vez visitar a Rússia? Existem aqui montes de jovens fãs que sonham conhecê-la!
Eu adoraria visitar a Rússia! O meu filho ainda é um bocadinho novo para longas viagens.

93.Se fosse Animagus que animal seria e porquê?
Eu dei à Hermione a minha ideia para Animagus, porque é o meu animal preferido. Encontram a resposta na Sala das Necessidades, Ordem de Fénix!

94.Qual a personagem de que menos gosta?
Provavelmente o Tio Vernon.

95.Como se sente quando as crianças lhe dizem que graças a si começaram a ler?
Ninguém possivelmente diria alguma coisa que me pusesse mais feliz. É a coisa mais bonita de se ouvir.

96.Eu acho que a Murta Queixosa é a personagem mais triste dos seus livros, inspirada numa mistura de revolução e pena. Ela irá aparecer em mais alguma parte?
Vão vê-la novamente. Não gostam dela? Eu sei que ela é um pouco revoltada, mas é por isso que gosto tanto dela.

97.A personagem Voldemort foi baseada em alguém?
Lol Não, Voldemort não é baseado em ninguém.

98.O Harry vai tornar-se Director de Hogwarts?
Não sei se consigo ver o Harry numa carreira académica, ele já viu muita acção!

99.Sentiu que os actores encaixavam nas personagens do seu livro quando os conheceu?
Sim. Emma Watson em particular era mesmo como a Hermione quando falei com ela pela primeira vez. Eu soube que ela era perfeita desde essa primeira chamada telefónica.

100.Os poderes de Harry vão ficar ainda melhores?
Sim, ele agora está mesmo a progredir como feiticeiro (o que vem mesmo a calhar porque eu sei o que o espera).

101.Porque é que Voldemort escolheu Harry e não Neville?
Dumbledore explica isso em “A Ordem de Fénix”. Voldemort identificou-se mais com o bebé meio – sangue e a partir daí decidiu que ele seria o maior risco.

102.Porque matou Sirius? Fiquei muito triste :-(
Peço muitas desculpas. Eu não o queria fazer, mas houve uma razão. Se achares que me consegues perdoar, continua a ler, vais descobrir porquê (agora sinto-me muito culpada).

103.Há alguma ligação entre Snape e vampiros?
Erm… acho que não.

104.Voldemort teve filhos?
Não. Voldemort como pai… não é uma boa ideia.

105.Como é que se envolveu a fazer os filmes de Harry Potter? Hogwarts aparentava aquilo que tinha imaginado?
Hogwarts estava tal e qual eu a imaginava. Tive a experiência mais bizarra quando entrei no cenário do Hall de Entrada. Foi mesmo como andar no meu próprio cérebro.

106.Porque é que Harry tinha de se separar de Cho Chang?
Temo que seja a vida. Eles nunca seriam felizes juntos, foi melhor que acabasse cedo.

107.Se Harry morrer no fim, Voldemort tornar-se-á invencível?
Não posso responder. Têm de ler o sétimo livro.

108.Se pudesse mudar alguma coisa sobre Harry Potter, o que seria?
Há muitas coisas que mudaria. Acho que nenhum escritor está alguma vez completamente feliz com aquilo que faz. Um destes dias – assim que acabar o sétimo livro – irei rever todos os livros.

109. O Moody Olho Louco é agora o verdadeiro Moody? E se é, ele está a planear algo estranho e inesperado? É porque ele está a agir como Mr. Crouch Júnior?
É ao contrário. Crouch Jr. Agia exactamente como Moody.

110.Irá Wormtail alguma vez retribuir o favor a Harry?
Verão…continuem a ler!

111.Como reage quando os seus livros/filmes são criticados pelos críticos?
Depende do que eles dizem. Às vezes concordo com as críticas, mas não posso dizer que é divertido. Também depende de quem é. Existe uma grande diferença entre ser criticada por alguém que admiro muito (o que já aconteceu) e ser criticada por alguém que não admiras de maneira nenhuma (que não magoa nada!).

112.Quem é aquele que nunca voltará como devorador da morte?
Têm de trabalhar nisso, mas muitos sites de fãs já acertaram.

113.Winky irá recuperar?
Pobre Winky… Ela nunca ficará inteiramente curada do seu vício da Cerveja de Manteiga.

114.Quanto tempo demora a planear um livro mesmo antes de o começar a escrever? Ou simplesmente planeia à medida que vai escrevendo?
É difícil de dizer. O 6º livro foi planeado durante anos mas antes de começar a escrever seriamente passei dois meses a rever o plano e a certificar-me que sabia o que estava a fazer (aprendendo com os meus erros. Eu não verifiquei o plano do “Cálice de Fogo” e tive de reescrever um terço do livro).

115.O que irá acontecer ao meio-irmão de Hagrid?
Irão descobrir no 6º livro. Felizmente ele está a tornar-se um pouco mais controlável.

116.Dumbledore está a ficar mais velho. Agora será mais difícil lutar contra Lord Voldemort?
Ele está a ficar mais velho, mas ele não se sai nada mal no fim da “Ordem de Fénix”, por isso ainda há vida nele.

117.Haverá um novo ministro da magia no 6º livro?
Sim. Ah, finalmente um bocadinho concreto de informação. Ouço-vos chorar!

118.Alguma ideia sobre livros de explicação?
Não, não precisarão. Quando eu acabar terão toda a história de fundo que precisarem.