Fãs Harry Potter

31 dezembro, 2007

Rowling pensa num 8º livro

A mais famosa e rica escritora do Reino Unido, numa entrevista ao Daily Mail, admitiu a hipótese de escrever um 8º livro da saga de Harry Potter. J.K.Rowling disse que tem "momentos de fraqueza" sempre que põe a hipótese de escrever mais um livro do "universo" que criou. Ela já comentou várias vezes durante este ano que a ideia de retomar à saga não está posta de parte e garante que se voltar a escrever sobre o mundo de Harry Potter, este não será a personagem principal: "Eu sinto que já contei a história dele. Mas isso é apenas uma grande possibilidade. Vamos esperar uns 10 anos". Enquanto isso a autora trabalha num romance para adultos e num "conto de fadas político", além de continuar as suas obras de caridade.

58 Comments:

Blogger Fernando d'Almeida said...

Desculpem isto, peço desculpa a todos os fãs de Harry Potter. Mas, sejamos francos, não acham que ela está muito mais interessada no dinheiro do que entreter meninos com as suas histórias de encantar?
Vocês próprias o dizem de uma forma disfarçada:"A mais famosa e rica escritora do Reino Unido(...)"
Eu concordei com vocês até à hora em que ela começou a escrever o 2º livro. Então não é verdade que ela demorou 10 anos a escrever o primeiro? Ou a Sra. é muito inteligente e foi só por as ideias no papel (e demorou menos de 10 anos a fazer 6 livros ) ou então... bom, ou então tem o que se chama escritores fantasma. Isto, para quem não sabe, traduz-se em ter pessoas que escrevem por ela. Não podem revelar a identidade, não podem dizer o que estão a escrever ou para quem estão a escrever. Aliás, houve uma polémica com a Margarida Rebelo Pinto, se não me engano. Foram descobertas pessoas aprisionadas a escrever para ela (e não, não estou a confundir com plágio). Bom, de qualquer maneira, ela não sabia que ia ter tanto sucesso com os livros de Harry Potter e, claro, quer ter cada vez mais sucesso. Não quer sair do topo. Por isso, e para continuarem a sair notícias destas; para se contuarem a fazer blogs; para a nossa geração ser "Geração Harry Potter", ela terá de sobreviver. E " se um sobreviver, o outro terá de morrer".
Não quero, com isto, tirar o valor aos livros. O que me custa, é pensar como é que uma pessoa chega ao topo.
Provavelmente, pensam que estou a inventar, que não gosto de Harry Potter. Enganam-se. Tenho participado em blogs e, como sabem, visito frequentemente este. Aliás, não é por serem minhas amigas que visito. Visito porque vejo os filmes, já fiz tentativas de leitura (lamento, os livros de HP chateiam-me:S) mas gosto. Não fiquem melindradas. É a minha opinião.
Continuem, está muito bom. mas cuidado com o que escrevem. Pode ter várias interpretações.
Beijo**

21:03  
Blogger Fernando d'Almeida said...

Ah, e esqueci-me de dizer uma coisa. Ela já fazia obras de caridade antes de começar a venter uma série de livros? É que, obras de caridade, não é só entregar dinheiro :P Não é preciso ser-se rica... =)
Mas pronto, isto foi só uma provocação :)

Beijinhos**

21:07  
Blogger Sofia e Filipa said...

A J.K.Rowling é uma das responsáveis por uma instituição de caridade, desde que começou a lucrar com Harry Potter, pois achou que todo o dinheiro que conseguiu não deveria ficar só para ela. Quanto ao resto que disseste de ser só para lucrar, ou não, abstenho-me de comentar, pois toda a gente tem direito a dar a sua opinião e como não temos certezas de nada não poderei dizer se a minha opinião é mais certa que a tua. No entanto, acho que o interesse dela não é o lucro, pois ela já tem muito dinheiro. Talvez seja para satisfazer os milhares de fãs, ou mesmo porque sente saudades de escrever sobre o "mundo" que inventou...
Agora cada um pense o que quiser, mas eu acho que seria muito bom ler um 8º livro do Harry Potter pela perspectiva de outra personagem.

16:42  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho que fizeste uma acusação muito grave ao dizer que pode não ter sido ela inteiramente a autora dos livros. Eu não acho que ela tenha demorado pouco tempo para os escrever a todos. Seria muito mais complicado e rebuscado afirmar que esta ideia de todo um mundo como é o de Harry Potter teria sido partilhada com outras pessoas porque sei de experiência própria que é muito mais fácil avançar rapidamente com uma história quando se escreve sozinho do que quando se tem conjugar ideias de duas pessoas e encaixá-las de modo a que façam sentido. A história é demasiado complexa e com demasiados pormenores importantes para poder ser gerida por duas pessoas, quanto mais por uma série de "escritores fantasma", como tu própria os chamaste.
Quanto às instituições de caridade, não temos quaisquer dados que nos digam se ela realmente costumava contribuir para instituições de caridade. Ela antes era uma anónima como eu e como tu e, mesmo que o fizesse, isso não seria denotado, primeiro, por não ter interesse para o público em geral, e segundo porque ela não tinha condições para fazer contribuições que fossem tão significativas que fizessem notícia. Relembro que ela antes vivia num minúsculo apartamento com a filha e fazia parte de uma classe média baixa ou mesmo baixa. Parece-me que ela não tencionava mesmo fazer um oitavo livro porque não quer ser mal interpretada nem interferir com a história principal à qual acabou de pôr um ponto final. Isto parece-me mais resultado da pressão dos fãs, da imprensa e sobretudo da saudade que uma história que foi escrita em tantos anos e com a qual lidou durante tanto tempo deixa. Eu sinto isso, quanto mais a própria autora. É como arrumar uma velha paixão numa gaveta e nunca mais a poder abrir.
Deixa-me, já agora corrigir-te quando dizes que ela demorou menos de 10 anos a escrever os seis livros. Isso não é verdade se fizermos estas simples contas: o primeiro livro foi publicado a 26 de Junho de 1997; no entanto, sabe-se que a inspiração para a história propriamente dita se deu em 1990 e que o manuscrito do primeiro livro foi terminado em 1995. Portanto, são pelo menos 17 anos a escrever e não menos de 10.
Ela agora nem tem de se esforçar porque já marcou várias gerações, não é mais um livro que vai mudar isso. Quanto a ela querer mais dinheiro para si, acho que isso é até um pouco absurdo de se afirmar. Ela precisava de ser uma pessoa muito gananciosa para o fazer por dinheiro, tendo em conta o que já tem, e penso que posso afirmar que isso é muito pouco provável, não só porque na sua escrita faz uma crítica cruel a esses que prezam a fortuna e os bens materiais (o que se comprova pela família dos Malfoy ou mesmo através dos horcruxes, se fizermos uma boa reflexão sobre o assunto) e pelas suas acções, já que aparece nas notícias não por ter comprado mais um casarão não sei onde ou um relógio de ouro e diamantes feito à medida mas pelas acções de caridade. Parece-me muito injusto fazer este tipo de acusações e muito triste também. Finalmente vemos um caso de alguém que conseguiu subir na vida por escrever livros, honestamente e com trabalho árduo, por mérito próprio, usando o seu dinheiro para causas nobres e é assim que é julgada...
Mas pronto, prezo a liberdade de expressão e tens o direito de pensar como quiseres.

21:38  
Anonymous Anónimo said...

Só agora notei que te referias aos livros a partir do 2º. Bem, a partir do 2º livro, publicado a 2 de Julho de 1998, só foram escritos mais cinco livros e não seis como dizes e a autora já afirmou que o final já estava escrito quase desde que começou a escrever os livros, portanto é provável que ela tenha escrito fragmentos dos outros livros enquanto redigia outros, o que faz todo o sentido uma vez que há pormenores de um livro que são retomados noutro. Portanto, só faz sentido contabilizar o tempo total e não o tempo a partir do lançamento de determinado livro.

21:44  
Blogger Fernando d'Almeida said...

Olá Anónimo. Peço desculpa por a minha matemática não ser perfeita :X Ou, pelo menos básica. Mas, penso que o que disse deu para compreender a ideia que tenho dos livros.
Em primeiro lugar, e deixa-me que te esclareça uma coisa, eu não estou a acusar ninguém, estou a dar uma opinião. Se dizes que prezas a liberdade de expressão, então não devias atribuir opiniões a acusações. Eu respeito o trabalho da escritora, respeito mesmo. Aliás, ela tem mudado a vida de muitos jovens no que respeita a crenças e tem-nos, concerteza, ajudado a crescer. A questão principal que eu ponho não é a de ser ela ou não a escrever os livros. Isso foi um simples argumento que usei para a questão principal.
O que eu me pergunto por vezes é o seguinte: Gostará ela de estar no topo de livros e, por isso, publicar um oitavo livro?
Sei que ela colocou um ponto final na saga ao escrever o 7º livro. Pelo menos, na saga de Harry Potter como personagem principal. Ela tem projectos em mãos, nomeadamente, caridade e livros para adultos. O facto de ela escrever um 8º livro só daqui a sensivelmente dez anos faz com que as pessoas criem expectativas quanto à nova saga, quanto à nova série de Harry Potter. Ela foi muito pressionada para escrever estes livros, desde que a editora começou a publicá-los cada vez mais e os fãs a adorarem. Não discuto se ela gostou de escrever ou não. Provavelmente sim (e admito que ela escreveu. Como a Sofia e a Filipa disseram no que respeita ao lucro, não posso dar provas de que os escritores fantasma existem ou não.De qualquer maneira, acho que não percebeste bem o que são escritores fantasma. Não estou a pôr a tua inteligência em causa. Talvez devas dar uma espreitadela aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Escritor_fantasma )

Se ela é uma escritora, acho bem que tenha outros projectos em mente. Mais, acho que ela DEVE ter outros projectos em mente e que deve anunciá-los. Mas, vejam bem isto: Se ela diz que espera dez anos para escrever HP de outra perspectiva, então vai ser um género de "Quem matou o António?" e os fãs de PH vão correr o Mundo para saber notícias deste tão esperado 8º livro. Foi o que aconteceu com o 7º. O grande final! Eu própria o li em Inglês. Não censuro os fãs. O que eu acho é que, embora ela tenha outros projectos em mente, não escreve já o livro porque quer alstrar mais fas para o comprarem.Quer dar tempo aos que não leram HP para lerem os 7 livros e, para depois, também ficarem com o "bichinho". É uma forma de ganhar dinheiro. É uma forma de se ser famoso. Ou, pelo menos, é um pretexto para os cibernatutas terem algo para discutir.
:P
Beijo**

PS - Gostei da forma como escreves xD

22:35  
Blogger Fernando d'Almeida said...

Ah, e ja agora, contei a partir do segundo, com o segundo incluído. Portanto, sim, ela escreveu 6 livros ( o 2º, o 3º, o 4º, o 5º e o 6º) em menos de dez anos. Desculpem lá não ter sido tão explícita.

Beijinhos*

22:47  
Anonymous Anónimo said...

adoro a j.k.rowling

11:04  
Blogger xali said...

a mim não interessa a conta bancaria da j.k.rowling nem de outro escritor...se ela esta a dar dinheiro a causas nobres nos devemos e apoia-la.E tambem gostava de dizer que não e todos os dias que uma pessoa cria uma associação!!!
ola! eu gostava de dizer que adoro a j.k. rowling!
Voces disseram que ela estava agarrada ao top. quanto a isso tenho a dizer duas coisas:
Se ela esta agarrada ao top, eu acho bem, pois ela merece....
E tambem acho que ela quer continuar a saga porque o harry para ela e o filho que ela nunca teve....
quanto ao tempo que ela demorou a escrever os livros, tenho so a dizer uma coisa:
ela demorou mais tempo a escrever porque os primeiros livros porque ( se leram os livros do h.p devem concordar comigo)uma historia não se forma no meio da saga mas sim no principio e ainda a outra coisa (se estiver mal corrigam-me!) a saga do h.p bate toda certa o que nem todos os escritores conseguem... por isso devemos elogia-la





p.s: fiquei ofendido com as acusações que fizes-te suspiro

11:15  
Blogger Fernando d'Almeida said...

Olá Xali~!
Que stress, não?!

Mas eu estou a acusar alguma coisa? Estou a acusar?? Hein?
Que eu saiba, só os juízes acusam. Eu estou, simplesmente, a dar a minha opinião! OPINIÃO, entendes? Tu não concordas e tens todo o direito de não concordar. Aliás, é assim que se fazem as conversas! Imagina que tínhamos todos a mesma opinião... Que canseira!
Agora, TU é que não tens o direito de me "acusar"(repara, está entre aspas!)e de dizer que eu acuso Rowling de não sei mais o quê. Porque há que saber distinguir acusação de opinião. Se tu achas que ela deve gozar a sua "estadia" no top, eu até te respondia a isso, como respondi ao anónimo(agora, pf., não começes a publicar como anónimo =D)
Mas assim, meu querido, lamento.
E olha, só mais uma coisa. Aqui, penso ser a única a discordar disto e caem-me logo os fãs em cima, como já era de esperar. Mas não vou deixar de opinar por causa disso. As críticas não são feitas com o intuito de rebaixar ninguém(como vcs dizem que se sentem ofendidos...) antes pelo contrário. São feitas para que a pessoa em causa melhore. Não quero , com isto dizer, para mudares de opinião. Expõe-na! É teu dever fazeres isso.
Agora...Tem cuidado. Porque, a brincar, a brincar, já duas pessoas me disseram que eu a estava a acusar.
Aliás, "acusação muito grave"! Lamento, mas não é uma opinião dizer que se acha que outra pessoa está a fazer uma acusação. Ou se está, ou não se está. Mas pronto, não vou perder mais tempo com isto.
Voltando ao que tu disseste, eu também NÃO disse que não se devia elogiá-la. Mais, até cito algumas coisas que disse anteriormente:
"Eu respeito o trabalho da escritora, respeito mesmo.";
"Mais, acho que ela DEVE ter outros projectos em mente e que deve anunciá-los."

Como vês, não disse expressamente que a estava a elogiar, mas , e trasncrevendo estas duas frases, podes ver que até a prezo.

Mais uma vez repito, não estou a acusar ninguém.

Beijinhos, fica bem!****

18:36  
Anonymous Anónimo said...

ola eu sou o xali!por motivos de (esqueci-meda passe)´sou agora anonimo

11:00  
Blogger xali said...

w

11:08  
Blogger Fernando d'Almeida said...

Sem palavras?!

21:56  
Anonymous Anónimo said...

o que queres dizer com isso?

10:01  
Blogger Fernando d'Almeida said...

Pensei que o Xali(q n sei se és tu ) ia acabar de comentar porque escreveu uma série de caracteres dispersos, mas foi erro meu. desculpem.

Beijo***

22:01  
Anonymous Anónimo said...

eu adorava ler um oitavo livro do harry potter! mesmo k nao seja da perpectiva do harry nao interessa, so de ser naquele mundo fantastico ja e optimo. mas se calhar tudo isto e por causa da pressao dos milhares de fans e das saudades de escrever sobre o 'mundo' k ela memso inventou. ela diz k talvez seja daqui uns 10 anos e para nao perdermos a esperanca e continuarmos ligados ao harry. mas e um pouco improvavel... :S

22:03  
Anonymous Anónimo said...

...mas o que ela faz ou deixa de fazer com o SEU dinheiro e so um problema DELA. ela tem o dinheiro que tem devido ao seu trabalho e dedicacao durante anos pois ela antes de escrever HP vivia com a filha num apartamento baratissimo. ela tambem nao era obrigada a doar dinheiro a causas de caridade nem a criar uma instituicao, mas fe-lo. podia ter guardado o dinheiro todo so para ela. gostaria de dizer que admiro e bastante a J.K. Rowling e so houve uma vez k discordei dela, foi quando ela fez aquele anuncio sobre o Dumbledore. Amo o Harry Potter ea doro a J.K. Rowling, e se ela escrever um oitavo livro.. MELHOR !! :D

23:23  
Anonymous Anónimo said...

xali

Ola.Eu desta vez vou falar da (reveladora) frase da J.K.Rowling...sobre o dumbledore!
Eu estava a pesquisar sobre o harry potter(para variar) e vi essa frase, fiquei tão indignado que se possa imaginar....
O dumbledore para mim era uma figura marcante da serie do h.p e era a personagem que eu mais admirava (desde tudo) até eu saber que ele era... e pela história do ultimo livro.
Porque a J.K.rowling ao longo deste tempo todo deu a entender que o dumbledore era uma perdonagem modelo para a sociadade..,...mas afinal enganei-me!
E fiquei triste quando soube que o dumbledore tinha aquela opinião sobre os muggle por ter sofrido as consequencias na "pele"

Prque afinal de contas isto é uma historia infantil(ou juvenil)!!!

P.S: Não pensiem que por causa desta revelação ue deixei de gostar do h.p! pelo contrario! fiquei contente pela J.K:rowling ter retatado nos seus livros a realidade de hoje em dia....

18:52  
Blogger Fernando d'Almeida said...

Essa revelação que estão a falar é sobre o Dumbledore ser Gay?

Se for... Xali, mais uma vez discordo contigo! :P
Tu dizes que ele era como "um modelo para a sociedade"
Mas porque é que o gays não hão-de ser modelos?
Bem, não me vou alargar porque não tenho a certeza de que revelação estão a falar. Respondam!

Beijo

22:07  
Anonymous Anónimo said...

XALI
Desta vez quem foi mal entendido foi eu!!!
Quando eu disse que o dumbludore era....não quis dizer não fosse um modelo para sociedade,mas sim dizer que o dumbledor era....
PRONTO NA VERDADE DAS VERDADES EU QUIS DIZER ISSO!
PORQUE UM DUMBLEDORE AOS OLHOS DOS FÃS ERA UMA PERSONAGEM PERFEITA, MAGNIFICA EM TODOS OS ASPECTOS E EU POSSO DIZER ISSO PORQUE EU SOU OBSECADO DO H.P. E DEPOIS ????
dEPOIS É QUE EU ADMIRAVA O DUMBLEDORE PELO AS SUAS OPINIÕES E PELA MANEIRA DE PENSAR!!!
E O DUMBLEDORE QUE EU ENCONTREI NO 7-º LIVRO ESTAVA COMPLETAMENTE DIFERENTE DAQUELE QUE EU E OS FÃS ESTAVAM A ESPERA, POIS A J.K.ROWLING ´^OS UM DUMBLEDORE CHEIO DE "PODRES"!
E NÃO VOU ADIENTAR MAIS PARA NÃO SER RACISTA!!


P.S: EU NÃO TENHO NADA CONTRA OS ....MAS ASSIM DO NADA DIZEREM QUE O DUMBLEDORE É ....

19:42  
Anonymous Anónimo said...

porque que tu nao fala gay de uma vez?
em vez de por ...

20:14  
Anonymous Anónimo said...

PORQUE NÃO ME APETECE, NÃO QUERO, E RECUSO-ME A DIZER ESSA COISA!
ESCLARECIDO?

10:21  
Anonymous Anónimo said...

no coments

19:31  
Anonymous Anónimo said...

ei eu sou da mesma opinião que aquele ali que disse que foi uma pena saber que o dumbledore era gay

19:32  
Anonymous Anónimo said...

Olá,
eu n li os livros, nem seker penso nisso...

quanto a golpe publicitaorio e facturacao tb axo k e assim, por exemplo: sera coincidencia o J.K dtanto em comparacão com 1 outro (muito melhor escrito por sinal) J.R.

o k foi mesmo k a senhora inventou? elf? troll? varinha mágica? a mim parece-me 1 pouco rebuscado de tudo o k ja existia

o k me leva a pensar... daki a 50 anos passar umas notas ao meu filho com partes de historias como tartarugas ninja, pokemon, dragon ball, e prontus ai vai ele em vou directo para as americas ver os seus livros passados para o cinema (e xeio de grao) parece k ja estou a ver no prefacio : "era 1 vez 1 menino k nasceu nos esgotos, ele sumonava animais de dentro de bolas e transformava-se em macaco durante a lua xeia" k tal, nada mau. ps:

09:52  
Anonymous Anónimo said...

XALI

Mas o quês estas para ai dizer hã?
Se reparares todos os livros famosas (bests-sellers) são hisótorias que já foram inventadas
Queres um exemplo?
O grandre livro "codigo de da vinci" já existia factos sobre isso, ele apenas pôs-se a por aquela informação e adaptala para um romance policial.....
Quanto ao h.p é a mesma coisa mas aqui ela criou um mundio não uma historinha com um mistério previsivel;ela criou um mundo e fez uma histoia bem montada.....

Porque afinal o que conta numa escritora não é as palavras nem a quantidade mas sim a maneira como as põe

E EU SEI PORQUE LI OS LIVROS....MAIS DO QUE TRÊS VEZES

17:11  
Anonymous Anónimo said...

xali..APOIADO.

anonimo (acima do xali)

como podes estar a criticar um livro se, como tu dizes, nem sequer o leste?? -_- a falar a toa..

17:43  
Blogger Fernando d'Almeida said...

OLhem, sobre ser...(loool, até me dá vontade de rir, perconceituoso...)O lá por o Dumbledore ser gay isso não revela falta de sensatez, felicidade, alegria... ou lá todas as qualidades que consideravas que ele tinha. Sim, porque os gays são pessoas como eu e tu! E o que é que tem? Sincermente(mesmo muito sinceramente) não vivo num ambiente como o teu em que os gays são discriminados dessa forma. Coloca-te na posição deles. Ah, é verdade, não consegues, és "maior" do que eles, não consegues descer. Pois bem, Xali, desiludiste-me... E agora sim, perdeste a razão sobre o que disseste. Foi um golpe mal dado, atingiste um órgão vital. Tem cuidado com a maneira como expressas a tua opinião. Ah, e já agora, não és mais nem menos do que ninguém. Não és, NÃO ÉS!!! E sabes, estou a ferver por dentro. Porque nem quero acreditar que há pessoas como tu. E isso, rapaz, isso é que é uma ofensa, não é expressão de opinião.
Sim, já tinha ouvido falar de pessoas assim... mas ouvir falar é muuuito diferente de ver. E não, não te vou pedir desculpa pelo que estou a dizer. Pois isto é a minha opinião, mais, são os meus valores a falarem! Sempre gostava de ver como reagias se o dumbledore fosse negro e homossexual! Sim, porque dizes que não queres entrar com racismo... Fica-se sem perceber! Tens os valores MUITO, MUITO, MUITO mal colocados! É pena o desperdício de uma pessoa que, à primeira vista parecia tão sensata e tão cheia de razão. Mas como diz o ditado, "não se deve julgar o livro pela capa".Mas isso remedeia-se... se tu quiseres. Se continuas a agir assim, vais perder a razão na tua vida. E isso é muito mau. Ouve, há conselhos que parecem vindos dos que discordam de nós, e afinal ajudar-nos-ão.

Que desilusão Xali, que desilusão... Não sabia que isto podia dar azo a racismo e discriminação homessexual. Ok, que não somos uma sociedade uniforme no que respeita a pensamentos e opiniões... Mas isto...
Sabes, era mesmo, mesmo bom que tu te sentisses atraído por pessoas do mesmo sexo.E se 1 amigo teu fosse gay?
Fogo Xali...

19:38  
Anonymous Anónimo said...

XALI

Ola.....eu...eu... estou devastado com as coisas que eu DEI a entender!
foi horrivel mesmo. eu não quis se rracista ou preconceitooso apenas qis desabafar que fiquei triste por o dumbledor ser ....
Eu (volto a salientar) não tenho nada contra (nem a favor) aos.... porque até eu tenho um ... na minha escola (ele proprio afirmou) ele até vei na escola falar comigo sobre isto (ele tambem fã (fanatico) pelo h.p) e falou poque é que eu falei aquilo sobre o dumbledor pois eu nunca confrontei nem magoei o mue amigo.
Mas tenho que levar a mão á palmatória(pois eu sou demasiado orgulhoso e isto custa) poque eu errei bastante.
Eu não sou católico nem de outra religião mas simplesmente não acho que devemos contradizer as leis da natureza ou o que lhe queiram chamar....
apenas quero dizer que pensei seriamente deixar de comentar neste blog mas depois pensei numa frase celebre: "Eu estou, simplesmente, a dar a minha opinião! OPINIÃO, entendes? Tu não concordas e tens todo o direito de não concordar."
mas pensei mesmo até que dessidi continuar pois aquela pessoa "que escreveu aquilo" não era a mesma que esta neste momento a falar...
E ja me arrempedi pois não posso pedir desculpas pois as desculpas não se pedem sim evitam-se.
para acabar queria dizer que eu não sou mais que ninguem (nem sou prefeito) mas tu nem ninguem é mais do que eu e a ti naõ te dá o direito de julgar os outros.... mas eu merecia, e desculpem se desiludi alguem....


Obrigado pela compreensão

16:22  
Anonymous Anónimo said...

hi people!
Que barafunda que vai para aqui meu deus!
o xali disse coisas a suspira esta a armar-se emditadora, eu pensei que isto fosse um blog sobre o harry potter mas afinal acho que me enganei no blog.
...
...
...
...
Pronto já fui conferir afinal é mesmo um blog sobre o harry potter!
Eu gostava de comentar tudo o que já foi dito
Quanto há J.K,Rowling eu acho que ela está-se a agarrar um bocadinho.
Mas isso é com ela e com os fãs que lhe compram os livros(vosses devem estar a pensar o que eu estou a fazer aqui!!! Eu estou aqui porque o mue irmão se 9 anos é fã so harry potter e como ele não sabe mexer no computador eu vou por ele (obrigado, com é obvio...)
Sobre as opinióes dos outos eu tenho apenas a dizer o seguinte: Nós vivemos numa civilização civilizada por isso eu penso que se devem respeitar (estou a falar do xali e da suspiro) como um como o outro não respeitaram as ideis de cada um....
Sobre os livros eu não sei mas faço uma ideia (porque o meu irmão está sempre a falar do harry potter)mas sobre os filmes (estão um espetaculo) eu acho que a J.K.Rowling é a melhor escritora do momento.....
Sobre a OPINIÃO que está a gerar mais polemica aqui, eu vou apenas dizer que é uma tristeza o dombludore ou lá como vosesd lhe chamam se gay.
Porque?
Porque a final isto (concordo com o xali) é uma historia infatil e agora imaginem como (que não vou) contar isto ao meu irmão tendo 9 anos????
EU NÃO SOU RACISTA (EU ATÉ ESTOU A FAVOR QUE SE AMEM POIS VIVEMOS NUMA CIVILIZAÇA~)A+PENAS ESTOU A DIZER QUE É INADIMISSIVEL QUE ESTEJAM A FAZER ISTO PARA UMA HISTÓRIA SABEM QUE MILHARES DE CRIANÇAS ESTAM OU ESTIVERAM A SABER QUE O DOMBLUDORE É GAY POR AMOR DE DEUS.....
mAS PRONTO O QUE SE Á DE FAZER.....


P.S ESTE BLOG ESTÁ UM ESPETACULO, SE NÃO ESTIVESSE ESTAS COISAS AQUI ESCRITAS ATÉ LHE AMOSTRAVA.

o MUE IRMAO JÁ É UMA PESSOA CRESCIDA ( E OBVIAMENTE JÁ SABE O QUE QUER DIZER GAY MAS QUANTO MENOS FALAR DISTO A FRENTE DE CRIANÇAS MELHOR....

18:17  
Blogger Fernando d'Almeida said...

NÃO VOS PERCEBO, NÃO VOS PERCEBO, NÃO VOS PERCEBO!!! Mas não se está sempre a dizer que a homossexualidade é uma coisa normal?!
Qual é o mal(sim, explique-me, porque eu devo ser mesmo MUUUITO lenta para não perceber) de se falar de homossexualidade à frente de pessoal mais novo? E depois? É por estas e por outras que as pessoas gays são super reprimidas pela sociedade/pais porque, quando gostam de "meninos iguais a eles" têm vergonha de dizer. E sabem porquê? Pois, devem calculas, mas de qualquer maneira explico.
Porque não há abertura suficiente para falar sobre isto! Ou acham que há?! Esta questão não teria dado tanta polémica se a sociedade vivesse em "civilização"(como anónimo refere). Ou acham mesmo que somos "uma civilização civilizada"???!! Acham mesmo??? Bem, não vamos entrar com questões políticas.
Não concordo com o facto de não se falar disto às crianças mais novas. Ainda pra mais, o teu irmão não é assim tão novo! tem 9 anos, caramba! Ainda se tivesse 2 ou 3 anos... Não está certo, quando dizem que temos uma sociedade com mentes "abertas"! Vai aí uma abertura, nem me digam nada...!
Por outro lado,(e deixa-me que te diga anónimo) eu não acho que esteja a tirar "popularidade" ao blog!Não acho mesmo! Se a homossexualidade foi retrada de uma forma normalíssima no livro de JK Rowling, não entendo porque é que não se pode falar disso. No entanto, penso que te estás a afirmar o dono da razão quando acabas o comentário a escrever em maiúsculas. Que eu saiba, tentamos misturar as nossas opiniões, para que daí saia a melhor opinião: a NOSSA! E repara, a minha opinião é só um contributo para a opinião total! Se não concordam, ok...(acho que me estou a repetir...) Mas penso que cada um está mais interessado em impor a sua opinião na cabeça dos outros, sem ponderer, realmente, as suas escolhas.
Ser ou não gay não é uma escolha de adultos! Aliás, a pessoa tem uma determinada orientação e pronto! Quer dizer, tu não és adulto e, de repente, chegas aqui e dizes" ah, sou gay".
Mas pronto, o perconceito fala primeiro... Depois, não me venham dizer que a nossa sociedade é isto ou aquilo.
Finalizando, a discussão até é interessante; penso que vocês estão a levar as coisas demasiado a sério.
Como fui eu que comecei isto, vou-me aguentar até ao final. Se me chateio? Não. Afinal, é isto que quer fazer na vida. (não quero passar a vida a discutir como uma varina, não me interpretem mal!)

19:53  
Blogger Fernando d'Almeida said...

Ah, e explica-me , de uma vez por todas o que quiseste dizer com:
"o Meu IRMAO JÁ É UMA PESSOA CRESCIDA ( E OBVIAMENTE JÁ SABE O QUE QUER DIZER GAY) MAS QUANTO MENOS FALAR DISTO A FRENTE DE CRIANÇAS MELHOR...."
Achas que ele se pode "converter"??

19:56  
Anonymous Anónimo said...

Descupa mas estas a ser um bocado lenta no raciocinio. Diz uma coisa. Se o teu pai a tua mãe, o teu tio, a tua tia, etc... For de um clube tu acabas por ser influenciada para esse clube. Isto é a mesma coisa se tu dizeres ao estares a dar a conhecer essas coisas as pessoas ficam interessadas a saber mais, mais e mais....
É isso que eu não quero que aconteça
ATENÇÃO EU NAÕ ESTOU A DIZER QUE O MEU IRMÃO NÃO POSSA SER GAY MAS SIM ESTOU A DIZER QUE NÃO QUERO QUE ACABE POR SER INFLUENCIADO. APENAS ISSO !!!!!!!!


P.S; Com´é que se regista?

08:34  
Anonymous Anónimo said...

xali

Eu já começo a ficar farto disto (para não dizer outra coisa....)
Eu avho que já estamos a misturar demasiado as coisas. Até o anónimo diz que não sabia se era ou nao um blog do h.p.
Por mim modavamos de assunto mas vocês é que sabem.....

08:36  
Anonymous Anónimo said...

apoiado

19:49  
Blogger Fernando d'Almeida said...

Ok, por mim ok... a discussão fica por aqui, do meu lado...
Mas, só uma coisa, não se é influenciado a ser Gay! xD

Mas pronto, n digo mais nada, porque vcs acham que eu sou lenta... Tou a fazer o papel de vítima? Tou.

Porque as pessoas lentas(como eu) discordam das vossas opiniões.

19:31  
Anonymous Anónimo said...

Porque é que vocês não falam sobre o recente projecto da J.K.Rowling...
oS CONTOS DO BEEDLE, O BARDO!

22:35  
Anonymous Anónimo said...

XALI

É uma boa ideia, pois tem muitas coisas para argumentar....
(eu não quero ir demasiado de pressa para depois não me chamarem apressado....)

22:38  
Blogger Fernando d'Almeida said...

Não o li...xD
Muito pouca gente leu, eu sei... 7 livros! Isto foi bem feito, da parte da autora. Sei q são referidos no ultimo livro dela, mas n sei do q se trata. Podem explicar-me?

Bjs

18:15  
Anonymous Anónimo said...

XALI

Do que dos contos do beedle, o bardo????
Se for isso,eu esplico...
no 7 Livro existe uma história de três irmão que tinha objectos poderosos.... E esses objectos vão ser muito importantes para o desfecho da saga pois sem isso o harry não estaria vivo (vou deixar o gostinho)....
Mas falando do livro (beedle, o bardo) é um conjunto de histórias.
Pois uma delas está no livro

E aqui esta a história do três irmão:


Era uma vez três irmãos que caminhavam por uma estrada solitária e sinuosa ao crepúsculo, a certa altura, os irmãos chegaram a um rio demasiado fundo para passar a pé e demasiado perigoso para atravessar a nado. Contudo, esses irmãos eram exímios em artes magicas, por isso limitaram-se a agitar as varinhas e fizeram aparecer uma ponte sobre as aguas traiçoeiras. Iam a meio desta quando encontraram o caminho bloqueado por uma figura encapuzada. E a Morte falou-lhes. Estava zangada por ter sido defraudada em três novas vítimas, pois normalmente os viajantes afogavam-se no rio. Mas a Morte era astuta.


Fingiu felicitar os três irmãos pela sua magia e disse que cada um deles havia ganho um prémio por ter sido suficientemente esperto para a evitar.
E assim, o irmão mais velho, que era um homem combativo, pediu uma varinha mais poderosa que todas as que existissem: uma varinha que vencera a Morte! Portanto a Morte foi até um velho sabugueiro na margem do rio, moldou uma varinha de um ramo tombado e deu-a ao irmão mais velho.
Depois, o segundo irmão, que era um homem arrogante, decidiu que queria humilhar ainda mais a Morte e pediu o poder de trazer outros de volta da Morte. Então a Morte pegou numa pedra da margem do rio e deu-a ao segundo irmão, dizendo-lhe que a pedra teria o poder de fazer regressar os mortos.
E depois a Morte perguntou ao terceiro irmão, o mais jovem, do que gostaria ele. O irmão mais novo era o mais humilde e também o mais sensato dos irmãos, e não confiava na Morte. Por isso, pediu qualquer coisa que lhe permitisse sair daquele local sem ser seguido pela Morte. E esta, muito contrariada, entregou-lhe o seu próprio Manto de Invisibilidade. Depois a Morte afastou-se e permitiu que os três irmãos prosseguissem o seu caminho, e eles assim fizeram, falando com espanto a aventura que tinham vivido, e admirando os presentes da Morte.


A seu tempo, os irmãos separaram-se, seguindo cada um o seu destino.O primeiro irmão continuou a viajar durante uma semana ou mais e, ao chegar a uma vila distante, foi procurar um outro feiticeiro com quem tinha desavenças. Naturalmente, com a Varinha do Sabugueiro como arma, não podia deixar de vencer o duelo que se seguiu. Abandonando o inimigo morto estendido no chão, o irmão mais velho dirigiu-se a uma estalagem onde se gabou, alto e bom som, da poderosa varinha que arrancara à própria Morte, e que o tornava invencível.Nessa mesma noite, outro feiticeiro aproximou-se silenciosamente do irmão mais velho, que se achava estendido na sua cama, encharcando em vinho. O ladrão roubou a varinha e, à cautela, cortou o pescoço ao irmão mais velho.Assim a Morte levou consigo o irmão mais velho.
Entretanto, o segundo irmão viajara para sua casa, onde vivia sozinho. Aí, pegou na pedra que tinha o poder de fazer regressar os mortos, e fê-la girar três vezes na mão. Para seu espanto e satisfação, a figura da rapariga que em tempos esperava desposar, antes da sua morte prematura, apareceu imediatamente diante dele.No entanto, ela estava triste e fria, separada dele como que por um véu. Embora tivesse voltado ao mundo mortal, não pertencia verdadeiramente ali, e sofria. Por fim o segundo irmão louco de saudades não mitigadas, suicidou-se para se juntar verdadeiramente com ela. E assim a Morte levou consigo o segundo irmão.
Mas embora procurasse durante muitos anos o terceiro irmão, a Morte nunca conseguiu encontra-lo. Só ao atingir uma idade provecta é que o irmão mais novo tirou finalmente o manto de invisibilidade e deu ao seu filho. E então acolheu a Morte como uma velha amiga, e foi com ela satisfeito e, como iguais, abandonaram esta vida.


Gostaste pois é a minha favorita!

20:55  
Blogger Fernando d'Almeida said...

Esta história e' linda! Linda mesmo!! =)
Mas há +, não há?

19:57  
Anonymous Anónimo said...

XALI

e esta....

Existe um jardim encantado, fechado e protegido por "magia poderosa". Uma vez por ano, alguém com azar tem a oportunidade de entrar e tomar um banho na Fonte para conseguir "a justa fortuna para sempre". Conscientes do muito que pode ajudar, gente desgraçada (com e sem poderes) aglomera-se nas periferias do jardim no dia mais longo do ano. Três bruxas conhecem-se e contam as suas lamentáveis histórias.

A primeira, Asha, tem "uma doença que nenhum curandeiro pode curar". Confia em que a Fonte possa devolver-lhe a saúde.
A segunda é Altheda, que foi roubada e humilhada por um feiticeiro. Espera que a Fonte tire os seus sentimentos de inútil e a pobreza.
A terceira bruxa é Amata, que foi abandonada pelo seu amado e deseja que a Fonte cure a sua "dor e solidão".Quem das três deve ganhar?


Sem querer competir, decidem unir os seus esforços para entrar todas no jardim e tomar um banho na Fonte. Então, umas enredadeias saem do jardim e cobrem a Asha, a primeira bruxa. Ela agarra Altheda, que também segura Amata. Mas Amata abraça a armadura de um cavaleiro e os quatro entram no jardim. Uma vez que apenas um poderá tomar banho na Fonte, as duas primeiras bruxas repreendem Amata sobre ter incluido um quarto concorrente, o cavaleiro. Ele é muggle (os contos não utilizam essa palavra, mas diz-se que não tem magia) e chama-se Sir Sinsuerte.


Quando decide abandonar o jardim, Amata pede-lhe que fique e que se junte ao grupo. No caminho até à Fonte, enfrentam-se a três desafios: o primeiro é uma monstruosa minhoca branca, gorda e cega. Exige-lhes uma "prova da sua dor". Após tentar atacar inutilmente com magia, as lágrimas de frustração de Asha finalmente satisfazem à criatura, e os quatro podem continuar o seu caminho.


A seguir, encontram-se com uma inclinada encosta que exige-lhes que paguem o "fruto dos seus trabalhos". Depois de horas e horas a trabalhar, os ânimos de Altheda aos seus amigos (o suor do seu rosto) permitem-lhe continuar.Finalmente, encontram um riacho que precisa do "tesouro do seu passado". É inútil flutuar ou nadar através dele, até que Amata usa a sua varinha para retirar as lembranças do amor que a abandonou e atira-as à água (exactamente como na Penseira!). Umas pedras para passar aparecem do rio e os quatro podem cruzar até à Fonte, onde devem decidir quem irá tomar o banho.


Asha vai-se abaixo, dorida pela sua doença. Está perto da morte. Está tão mal que não pode chegar à Fonte e pede aos seus três amigos que vão sem ela. Altheda faz rapidamente uma poção para a ressuscitar, curando-a imediatamente da sua doença, pelo que já não precisa de tomar banho na Fonte. Ao curar Asha, Altheda descobre as suas habilidades para curar e que pode ganhar dinheiro curando outras pessoas, pelo que já não precisa da Fonte. A terceira, Amata, após atirar as suas más recordações ao rio já não sente nada pelo seu antigo amor e oferece a Fonte a Sir Sinsuerte como recompensa pela sua coragem.


O cavalheiro surpreende-se pela sua própria sorte e mete-se na Fonte com a sua armadura oxidada. Ajoelha-se perante Amata e pede-lhe a sua mão e coração. Cada bruxa cumpriu o seu sonho. A primeira tem a sua doença curada. A segunda encontrou a forma de resolver a sua pobreza. Finalmente, Amata encontra um homem suficientemente bom para ela, o cavaleiro. Todos estão felizes. Mas o que os quatros não sabem é que a Fonte não tem nenhum poder! Foram eles mesmos que conseguiram curar-se e salvar-se! Nisso consiste a Fonte da Justa Fortuna.

tambem é fixe...

11:17  
Anonymous Anónimo said...

Olá!
Lamento ser assim mas depois de ler toda esta barafunda decidi dar também a minha opinião(desculpem se tiver a ser intrometida). Vou começar com a minha opinião sobre os comentários da **suspiro**, mas que fique bem claro que a respeito, e, não quero de forma alguma com este comentário ofender.
O direito à liberdade de expressão é indiscutivel, mas penso que só há duas razões para a suspiro ter publicado este comentário, e eles são a vontade de nos abrir os olhos para o que para ela é uma fraude para a qual estamos a contribuir embora inocentemente(o que, peço desculpa, mas não consigo acreditar), ou então este comentário foi gerado com o propósito de gerar o que se está a passar agora, ou seja, BARAFUNDA(o que também não quero acreditar).
De certeza que o comentário não foi gerado com o propósito ofender, mas era fácil de prever esta revolta. Deve existir blogs no qual se faz troça e critica aos livros da J.K.Rowling e penso que se a suspiro não quiser mais revolta quando decidir, pois o tem direito, publicar um comentário semelhante ao publicado, o publique num desses blogs(não estou de forma alguma a expulsar a suspiro deste blog, pois n tenho direito para tal, mas apenas a pedir que não o voltes a fazer porque como deves saber, para a maior parte dos fãs de Harry Potter a J.K.Rowling é quase sagrada e é bastante natural que os fãs se revoltem).
Quanto ao facto do Dumbi ser gay, eu acho que a personagem não vai perder o respeito que lhe era dado pelos fãs. Até acho muito bem que haja uma personagem gay, porque afinal, o mundo crido por J.K.Rowling retrata o nosso mundo, de forma diferente e de forma igual. E HELLO!!!! Os gays existem, e, como todos nós têm direito à existência.
Volto a repetir que este comentário não tem o proposito de ofender alguém, ok???

14:27  
Anonymous Anónimo said...

Olá, *Lua*!
Como uma das administradoras do blog venho incentivar a que continues a expressar a tua opinião de uma forma sincera e educada, não há problema nenhum em demonstrares o teu ponto de vista, tu e todas as pessoas que nos visitam! Desde que se respeitem uns aos outros, todas as opiniões são bem vindas! ;-)

16:34  
Anonymous Anónimo said...

XALI

Estas um pouco atrasada quanto ás ofendas, porque afinal já foi aqui referido que todos nós temos opin´ôes diferentes e maneiras de pensar diferentes, MAS não é caso para estarem ai a ofenderem-se uns aos outros. É verdade que para mim e para os fâs VERDADEIROS é dificil ler uma coisa dessa mas não podemos agradar a todos. E no entanto o que conta é os que gostam, os que não gostam (tem na mesma o direito a manifestarem) mas de forma que não magoem os sentimentos dos outros!!!
E agora´é a minha vez de lembrar que este blog é sobre o harry e não sobre julgamentos nem de morais....
Por isso apelo á vossa parte civlizada que esta cena não se volte a repetir e duma vez por todas deixem os fãs e os outros ler e comentar o mundo h.p.
É para isso que comentamos.


P.S: Não sei se sabem mas tambem há blogs para as pessoas que acham que tem o direito de julgar as pessoas. E aconselho realmente a algumas pessoas que comentam neste blog( não quero ofender ninguem, mas sim a chamar á atenção!

19:23  
Blogger Fernando d'Almeida said...

Por acaso essa história também é fixe! Mas eu gostei mais da primeira. Acho que nessa 2ª ela tenta fazer um retrato social. Ate coloca uma liçãozinha de moral pelo meio...

Mas gosto!

Ah, e *Lua*(Tens um nick excelente! Adoro**) não te procupes, não fou com intenção de magoar q coloqei os outros comentários! De qualquer maneira, a discussão já se dissipou! E sim, era óbvio que ia dar este disparate todo. Mas na altura, nunca pensei que fosse assim!
Por outro lado, não ando aqui para falar mal da JK Rowling, está descansada
=)

Beijo**

22:14  
Anonymous Anónimo said...

São águas passadas

19:35  
Blogger xalipotter said...

XALI

agora mudei o nich para xalipotter

19:38  
Anonymous Anónimo said...

peço desculpa mas nao consigo ficar calada, e sim estou a ser intrometida mas é mais forte do que eu! nao gostei muito da ideia de o dumbledore ser gay(admito) mas daí a insultarem os homossexuais dessa forma acho um exagero! vivemos no sec.XXI! discordo totalmente com a **suspiro** no que diz respeito à jk, embora entenda o seu ponto de vista! mais uma vez acho que foram muito injustos para com os homossexuais e confesso que fiquei chocada(mesmo) e nem sabia que ainda existiam pessoas que pensassem assim (sem querer ofender ninguem!). desculpem estar a voltar ao mesmo assunto...

14:04  
Anonymous Anónimo said...

Mas quem é que esta a insultar alguem? Não consigo perceber?! Apenas consigo "ver" pontos de vistas... Estamos no sec xxi, e ai que nos destacamos, porque antigamente a igreja dizia uma coisa e o povo acreditava! Agora pensa como seria se toda a gente pensa-se como tu! Seria no minimo chato... Não sei se es fã incondicional ou nao, mas imagina um fã fanatico a ver que o seu idolo (que na verdade não exite porque é pura ficção) ser uma coisa que não era aquela que tu pensavas! E quanto ao "...nem sabia que

22:35  
Anonymous Anónimo said...

(CONTINUAÇÃO) ... ainda exestia pessoas que pensassem assim..." MAS EXISTE, COMO EXISTE PENA DE MORTE, COMO EXISTE ESCRAVATURA E AINDA EXISTE PESSOAS CHATAS QUE COMENTAM ASSUNTOS QUE ESTÃO ESCLARECIDOS !!!!!!! (SEM OFENSA)

22:49  
Anonymous Anónimo said...

nao tenho paciencia para aturar homofobicos qe tem a mania qe sao gente...tens a tua opiniao eu tenh a minha sim?

14:04  
Anonymous Anónimo said...

e mt menos crianxinhas (sem ofensa ^o) )

14:13  
Anonymous Anónimo said...

Boa noite a todos, eu sou como muitos um grande fã da série Harry Potter e adoro tanto os livros como os filmes. Sinceramnete acho que a história do Harry terminou como ela disse e que a serie deveria continuar aos olhos de outra pessoa mas que estivesse ligada a ele já que ele é o inicio de tudo isto.
A que dizer é um exagero 10 anos para escrever um livro sendo que contas feitas escreveu 7 livros em perto de 18 anos. Acho que esta história toda é só para chatear e aborrecer todos aqueles que gostaram da serie, querendo-lhes dar uma ideia de que "talvez" exista o proximo livro. Supunho que possivelmente o vai escrever e rezo fervosamente para que o faça mas para todo esse tempo parece que quer fazer uma históeia do inicio em vez de uma continuação.
Quanto a querer dinheiro, nao podemos dizer que nao o queira pois todos o querem, mas o livro e toda a série parece que se torna só uma forma de obter dinheiro em vez de entreter.
Atenciosamente

PS: PAra mim é só isso

21:28  
Anonymous Anónimo said...

Olá

eu sou mais um fã do harry Potter, como muitos, li todos os livros da saga, e peço desculpa por uma talvez, minha ignorãncia, mas n encontro no ultimo, ou em quaqluer outro livro, qualquer referência a uma possível homossexualidade de Dumbledore

Desculpem voltar a tocar no assunto, mas os vossos comentários acerca de um Dumbledore gay intrigaram-me bastante e gostav que alguém me explicasse a sua razão

Cumprimentos

12:20  
Anonymous Anónimo said...

Fui eu que escrevi o comentário acima

Andei a invetigar e ja descobri a noticia, dita pela autora.

Peço mais uma vez desculpa pelo meu erro, realmente existem muitos segredos ocultos nesta saga, n penso que Rowling vá escrever o 8º livro, mas sim um oitavo livro, que servirá apenas para pôr fim a todas as duvidas no universo mágico

mais uma vez cumprimentos e pedido de desculpas

14:19  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho o seguinte com relação dela escrever o 8º livro.

Tá certo que nós todos que adoramos Harry Potter, adorariamos voltar a ler mais um livro diferênte,ela iria arrecadar muito dinheiro com isso e tal...
mas eu acho que se ela fosse escrever o 8ºlivro como ela mesmo disse não seria a história do Harry Potter,então ta se naõ fosse a história do Harry Potter o que poderia ser?
eu tenho minhas opiniões:
ela iria escrever ou da faze de Voldemort Antes do nascimento do Harry, ou dos filhos deles em hogwarts mostrando como estária o mundo Bruxo estária nos dias de hoje ou poderia dar um salto bem no futuro ou sei la

eu acho que qualquer uma dessas opções não seria legais pq se vc acaba inventando demais acaba estragando uma coisa que ja está ótima e alem do mais se ela fizesse uma coisa dessas, será que ela estaria pensando só na grana (se bem que ela ja tem bastante)
ou ela só quer se manter na midia
sei la
mas eu acho que se ela fizer algo desse tipo talves eu passa a gostar um pouco menos dela
talves só talves.
gostaria de saberr a opinião de vcs com relação a isto

01:32  
Anonymous Anónimo said...

buy ativan taking ativan high - order ativan online no prescription

19:49  

Enviar um comentário

<< Home