Fãs Harry Potter

21 outubro, 2007

A ciência da magia!


A revista Visão desta semana publicou um artigo de Alexandra Rosa acerca do mundo de Harry Potter. O motivo? A 14 de Novembro, dois dias antes do lançamento de Harry Potter e os Talismãs da Morte, será lançado o livro The Science of Harry Potter: How Magic Really Works (A Ciência de Harry Potter: Como é que a Magia Realmente Funciona), de Roger Highfield, editor de ciência do jornal londrino The Daily Telegraph, cuja bibliografia já conta com outros livros nos quais personagens populares são vistas através da ciência, como Can Reindeer Fly? (Poderão as Renas Voar?). Desta vez, a curiosidade de Highfield foi despertada pelas hsitórias do tão famoso feiticeiro, criação de J.K.Rowling, e levou-o a entrevistar mais de cem cientistas acerca da seguinta questão: "Será que a magia de Harry Potter poderá alguma vez reconciliar-se com as leis racionais da ciência?" A resposta é afirmativa e já foram tiradas algumas conclusões acerca de vários aspectos do mundo mágico que Rowling imaginou. Por exemplo: Fluffy, o cão de três cabeças de Hagrid poderá ser, na vida real, produto da engenharia genética. Já o Chapéu Seleccionador, este pode ser um dispositivo capaz de medir os campos magnéticos minúsculos gerados pelos neurónios e, deste modo, adivinhar os pensamentos daqueles que se estreiam em Hogwarts! Mas Highfield não se fica por aqui. No seu livro é também discutida a origem evolutiva dos dragões e o segredo das vassouras voadoras é desvendado. Embora o maior animal que se conseguiu pôr a voar até hoje tenha sido um sapo, há que confiar na evolução constante da ciência. Quem sabe se daqui a alguns anos poderão haver escolas com chapéus seleccionadores ou se o Quidditch poderá ameaçar o título do futebol como desporto-rei? Não deixaria de ser divertido ver a ciência aproximar-nos um pouco mais do universo de Harry Potter, transformando muggles em aspirantes a feiticeiros. E nós poderíamos dizer que fomos a geração que assistiu ao início de tudo isso! Quem sabe...?

12 Comments:

Blogger HPImagens said...

eu li este artigo e talvez compre...
n era bom k algumas coisas do mundo do hp existissem?

17:01  
Blogger Sofia e Filipa said...

Sim! Isso seria óptimo! Queremos ler o livro principalmente por isso. Para sabermos, ou, pelo menos, sonharmos que isso é possível!

18:02  
Blogger Fernando d'Almeida said...

Depende do que consideram bom... Seria isso éticamente correcto ou, por outro lado, reprovável?

21:33  
Anonymous Anónimo said...

De que modo, **suspiro**?

21:50  
Anonymous Anónimo said...

bem a esperanca e a ultima a morrer! mas k era fantastico pelo menos existirem vassouras voadoras ai isso era! olhar para o ceu e so ver pessoal a voar em cima de uma! tb acho k era optimo existirem varinhas! tinhamos todos a vida muito mais facilitada! mas depois para se aprenderem os feiticos eram precisas as escolas o k era ainda mais espectacular! k pena a magia nem a feiticaria existirem...:( pode ser k este livro nos de uma restea de esperanca! eu vou tentar compra-lo!!

20:22  
Anonymous Anónimo said...

Olaaa
uma amiga da minha mae que trabalha na editora que editou este livro, ofereceu-me um. É muito fixe!!!
Ficamos a saber muitas coisas giras!! Mas acho que ainda não saiu! Tem a Hedwig na capa!!!È muito fixe!!!!

16:32  
Anonymous Anónimo said...

Olá Helena,

mas não consegues saber em que data é que o livro chega às livrarias? adoraria comprar o livro.

Xau,

16:38  
Anonymous Anónimo said...

acho que só sai a meio de Outubro. Lá para o dia 14. mas vou ficar atenta e quando souber eu aviso!!

08:25  
Anonymous Anónimo said...

peço desculpa, 14 de novembro..

08:26  
Blogger Sofia e Filipa said...

O livro sai em Portugal mesmo a 14 de Novembro, dois dias antes do lançamento do último livro!

21:31  
Anonymous Anónimo said...

isso era espetacular viver nesse mundo com vassouras e quipas de feiticeiros"grifingor,huffelpuf,slindrn"nunca se sabe o mundo e cheio de supresas

19:06  
Anonymous Anónimo said...

Olá,
vi hoje que o livro já está à venda na internet em www.magnolia.com.pt. diz lá que dão desconto de 10%.

14:31  

Enviar um comentário

<< Home